Tendências tecnológicas para ficar de olho

  • Casa
  • blog
  • Tendências tecnológicas para ficar de olho
blog image

O armazenamento e backup em nuvem ganharam muito espaço no mundo corporativo. Na hora de escolher o serviço mais adequado, é preciso saber como cada um deles funciona.

Armazenamento em nuvem

Como o nome sugere, o serviço é usado para armazenar arquivos, sendo uma boa saída para proteger os dados corporativos de possíveis problemas nos computadores, HDs e servidores locais. O Dropbox e o Google Drive, por exemplo, já são bastante populares e utilizados tanto por empresas quanto por pessoas físicas.

A grande facilidade do armazenamento em nuvem é permitir que arquivos sejam acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. E isso inclui até mesmo tablets e smartphones. Portanto, não importa onde você esteja, em casa ou no escritório, os documentos ficam disponíveis a qualquer hora.

Além disso, isso significa ter mais espaço disponível nos computadores. Ao hospedar os dados na nuvem, manter certos arquivos no HD se torna desnecessário. No entanto, fique sabendo que eles não são automaticamente sincronizados com os servidores online.

Backup em nuvem

O backup em nuvem possibilita criar rotinas de execução de backups. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que o serviço faz automaticamente o backup dos arquivos. Com isso, ele visa garantir a segurança deles em casos de desastres ou sequestro de dados.

Ainda, os backups podem ser feitos diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente. Dessa forma, você tem acesso ao histórico de alterações e versões de um mesmo arquivo durante o período selecionado. Isso ainda permite que arquivos corrompidos sejam corrigidos a partir da restauração de versões anteriores.

Mais do que arquivos, o backup em nuvem consegue armazenar até mesmo dados de aplicativos. Trata-se de algo importante para a segurança, pois é possível recuperá-los se algo acontecer. Sendo assim, a união do armazenamento e backup em nuvem é fundamental para a continuidade de qualquer negócio.

O serviço também produz relatórios que mostram se os arquivos da empresa estão seguros. Portanto, o backup em nuvem é o que realmente garante a segurança dos dados. Afinal, é ele quem cria cópias dos arquivos mais cruciais e protege-os de possíveis ameaças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *